DICAS

COLEÇÃO NEUROEDUCAÇÃO












O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento e selecionamos nosso comportamento. Dessa forma, compreender o seu funcionamento e as estratégias que favorecem o seu desenvolvimento é do interesse dos educadores, aí se incluindo professores, pais e todos os envolvidos no desenvolvimento de outras pessoas.

No entanto, nem sempre há familiaridade dos educadores com os fundamentos da Neurociência, um campo do conhecimento em fantástica evolução. Com uma linguagem clara e uma abordagem esclarecedora, Neurociência e Educação é uma fonte segura dos fundamentos neurocientíficos do processo de ensino-aprendizagem que podem auxiliar todos os envolvidos nessa atividade a entender o sucesso ou o fracasso de muitas estratégias pedagógicas.






Buda e outros grandes mestres espirituais nasceram iguais a todo mundo: cabeça, tronco, braços, pernas e um cérebro cuja constituição é essencialmente a mesma que a de qualquer pessoa. A diferença, porém, é que eles conseguiram mudar o próprio cérebro a ponto de transformar o mundo.

Escrito por um neuropsicólogo e um neurologista, O cérebro de Buda combina práticas contemplativas da tradição budista, como a meditação da atenção plena, com as descobertas das mais recentes pesquisas da neurociência para demonstrar que é possível treinar a mente e esculpir o cérebro para ter uma vida mais serena e feliz, repleta de sabedoria e relacionamentos gratificantes. Traz também exercícios práticos para ativar diariamente o potencial não aproveitado do cérebro e obter maior bem-estar e mais paz de espírito.





O volume 2 da Revista Neuroeducação traz artigos interessantes para educadores, psicólogos, neurocientistas e pais, pois, apresenta uma linguagem clara e acessível. Vale a pena conferir!




A revista especial Scientific American - Mente Cerebro Nº 32 traz como tema de capa "Os 7 Segredos do Cérebro Saudável": Alimentação adequada, Amizade, Sono, Bebidas adequadas, Atividade Física e MEDITAÇÃO.

Traz uma matéria também, indicando que aprender algo novo a cada dia afasta sintomas de Alzheimer.

Boa leitura!


O Núcleo de Geniologia da Ananda - Escola e Centro de Estudos fundamentou os seus trabalhos no ano de 2012 no livro Mentes que aprendem.

“Mentes que Aprendem” é um trabalho de pesquisa que rompe a inércia do conhecimento no contexto da educação. Feito para ser lido, relido, refletido, tem utilidade tanto na sala de aula como na vida. Se há problemas em facilitar ao aluno uma aprendizagem verdadeiramente eficaz e funcional, lendo este conteúdo o leitor é levado a solucioná-los de maneira prática e sistêmica. A obra vai além da conclusão esperada, ela resgata a importância do trabalho desenvolvido e coordenado por Jacques Delors para a Unesco, no início da década de 90, sob o tema A Educação para o Século XXI, cuja meta é transformar o aluno em alguém capaz de aprender: a conhecer, a fazer, a viver com os outros e a ser. Esse desafiante modelo tem em “Mentes que aprendem” um divisor de águas, uma nova proposta de modus operandi para a área...